É a aplicação, injetada num tecido, de um medicamento para reduzir a dor em uma região inflamada, geralmente devido a lesões, como quedas, torções, pancadas, entre outras.
As infiltrações podem ser feitas em qualquer articulações, como joelhos, quadris ou ombros, mas também em ligamentos ou tendões que tenham passado por um trauma e apresentam processo inflamatório, ocasionado dor intensa. Por esse motivo, as infiltrações são muito comuns em atletas, uma vez que estão expostos a lesões provenientes das diversas práticas esportivas.
Como dito acima, o procedimento consiste na aplicação de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, por meio de uma injeção no local da dor.
Podem ser usados compostos como corticoides, com ação conhecida como depósito, que ficam ativos de forma prolongada, por cerca de quatro semanas, e mais recentemente tem sido usado o ácido hialurônico, que é uma substância natural encontrado nas articulações e que atua como um lubrificante no interior das articulações, reduzindo impactos. Este procedimento é conhecido como viscossuplementação.